+55 11 2090-0763  | 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | 
Rua Gonçalves Crespo, 307 - Tatuapé

Avaliação psicossocial

As Normas Regulamentadoras foram criadas pelo Ministério do Trabalho com a finalidade de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em diversas áreas de atuação, sendo de observância obrigatória para total cumprimento por parte dos empregadores.

A avaliação psicossocial é mencionada nas NR´s nº 20 (Saúde e Segurança com inflamáveis e combustíveis), nº 33 (Espaço confinado) e nº 35 (Trabalho em altura), como um dos exames que o trabalhador que se enquadra nestas NR´s é obrigado a fazer. Ainda de acordo com as referidas Normas regulamentadoras, esse exame deve se dar nos processos admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.

Cabe-nos ressaltar aqui a importância deste exame para além do cumprimento da legislação, pois permite ao empregador nos processos admissionais verificar se o colaborador que está sendo contratado apresenta perfil compatível para atuar em funções de risco e se está em boas condições emocionais, bem como se apresenta estado de atenção adequado para o desempenho seguro da função.

Nos processos periódicos, retorno ao trabalho e mudança de função, o objetivo é avaliar sua atenção, bem como a condição emocional do trabalhador, sendo possível identificar de modo preventivo possíveis conflitos que o colaborador possa estar vivendo, ou mesmo, um comportamento destoante para atuar numa função de risco, favorecendo para que o empregador atue de modo preventivo junto ao colaborador.

E por fim nos processos admissionais, esta avaliação é importante pois permite ao empregador assegurar-se que o colaborador que está sendo demissional se encontra em boas condições de saúde, tal como no momento de sua contratação, ou seja, se não desenvolveu nenhum problema de ordem emocional no período de trabalho.

Vale salientar que a avaliação psicossocial feita por um psicólogo é um trabalho com uso de testes psicológicos para avaliar a personalidade,atenção e vulnerabilidade ao estresse, além de entrevista, sendo os testes psicológicos de uso privativo do profissional da psicologia devidamente credenciado no Conselho Regional de Psicologia.

Outros Serviços

Newsletter

Receba novidades em seu e-mail

Matriz

  • Tatuapé
  • Rua Gonçalves Crespo, 307
  • Proximo do Metro Tatuapé
  • Fone: +55 11 2090-0763
  • Detalhes da Unidade

Filial