+55 11 2090-0763  | 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | 
Rua Gonçalves Crespo, 307 - Tatuapé

Cardiologia

Saúde do seu coração está nas suas mãos.

Dra Maria Fátima Pinto de Carvalho

A cardiologia é a especialização da medicina que cuida do diagnóstico e tratamento de todas as doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório humano. O cardiologista diagnostica doenças, prescrevendo tratamentos, realizando exames clínicos e físicos, interpretando o resultado de exames laboratoriais cardíacos como o eletrocardiograma, ecocardiograma, etc. e também entrevistando e aconselhando o paciente para que ele possa otimar a sua qualidade de vida.

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

A pressão alta acomete uma a cada cinco pessoas. O tratamento é a base de medicamentos controladores, além da adoção de hábitos saudáveis. Esse controle evita o infarto do coração, o derrame cerebral e a paralisação dos rins.

Apesar de ser uma disfunção genética, a hipertensão pode ser gerada por hábitos de vida inadequados, como a ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica, além da obesidade e do sedentarismo. Na maioria das vezes, não apresenta sintomas e apenas com o controle da pressão arterial (PA) é possível atestar sua a incidência.
A primeira forma de prevenção é fazer o acompanhamento dos índices da PA, principalmente se pais, avós ou outros parentes próximos também tenham hipertensão.

ATEROSCLEROSE

É o depósito de gorduras nas paredes das artérias, que com o passar do tempo leva a formação de uma placa que dificulta a passagem do sangue podendo levar ao entupimento do local.
Esta obstrução leva a diminuição do fluxo de sangue para os órgãos com graves consequências para o coração e o cérebro .

Como prevenir a hipertensão arterial e a aterosclerose?
A melhor maneira de prevenir é através da alteração do estilo de vida.

Confira algumas medidas essenciais:

  • Redução do peso: A redução da massa corpórea pode promover a diminuição da pressão arterial e diminuir o risco de diabetes mellitus e de dislipidemia (alteração do nível de colesterol e triglicérides).
  • Redução do consumo de álcool: O álcool pode causar aumento da resistência das paredes arteriais e por isso elevar a pressão arterial.
  • Praticar atividade física: As atividades físicas aeróbicas contribuem de modo inegável à redução da mortalidade. A prática de 30 a 45 minutos diários ajuda a redução do peso corpóreo e o controle das dislipidemias. Sabe-se que os indivíduos sedentários têm probabilidades de apresentarem hipertensão arterial elevadas em 20 a 50%.
  • Redução na ingestão de sódio (sal): A redução do consumo de sódio melhora na resposta ao tratamento anti-hipertensivo.
  • Controle do estresse: Leve os problemas do dia-a-dia de maneira mais tranquila e procure a prática de atividades que lhe dê em prazer.
  • Cuidados: Procure um profissional médico e faça acompanhamento regularmente. Não abandone o tratamento e tome a medicação conforme orientação médica.

Embora não exista cura para a Hipertensão Arterial, é possível um controle eficaz, baseado na reformulação de hábitos de vida e a utilização de medicação, permitindo a pessoa uma melhor qualidade de vida.

Outros Serviços

Newsletter

Receba novidades em seu e-mail

Matriz

  • Tatuapé
  • Rua Gonçalves Crespo, 307
  • Proximo do Metro Tatuapé
  • Fone: +55 11 2090-0763
  • Detalhes da Unidade

Filial